Macho pero no Mucho
 
  Procurar no site:  
 

Drogas

02/08/2007 - 23h53

A triste sina do Macho-Daniel

Estava por esses dias lamentando as mortes de Bergman e Antonioni, quando encontrei o Homem Comum. Vocês sabem. Ele assiste a novelas, aos filmes de Hollywood, gosta de carnaval e despedidas de solteiro. Um sujeito adorável, enfim.

E o cara foi logo emendando: “Careca, meu rei. Li seu texto sobre o Macho-Âncora. Que final mais triste e melancólico! Porém, tenho uma notícia terrível pra você. Não existe coisa pior do que o Macho-Daniel. Perto dele, o seu tipo desta semana é um moleque de sorte, um abençoado”.

E ele começou a narrar os infortúnios desse outro estilo de homem, que definitivamente eu não conhecia.

Segundo o Homem Comum, o Macho-Daniel é baseado no personagem interpretado pelo Fábio Assunção em “Paraíso Tropical”. Pôxa, o Gilberto Braga e o Ricardo Linhares são de lascar, hein?

Parece que esse sujeito come o pão que o Diabo (e o Wagner Moura) amassou. Uma loucura. E sabe por quê? Por amor, minha gente. Por amor.

Vocês acreditam que ainda existe alguém assim?

Publico aqui na íntegra o vômito do Homem Comum:

“Careca, a idéia não é minha. Li uma observação em algum desses blogs e fiquei boladão. O Macho-Daniel é aquele que pega, mata e come por causa de uma ÚNICA pequena. Coloque o ÚNICA em caixa alta, please. Sim, porque ele não é um Assunção de outros amores. O Macho-Daniel escolhe aquela e pronto. E passará o resto da vida se f…ndo por causa dela. Tem censura no sítio? É, porque é f… Só com palavrão, mesmo. E uns goles. Acho que nem as meninas acreditam num cara assim. São raros, viu. Uma mulher, pra ele, é o começo e o fim, a mosca e a sopa, uma música inteira do Raul Seixas. O Macho-Daniel suporta tudo pra ficar pra sempre com a sua escolhida. TUDO. E bote caixa alta de novo. PQP, Careca! Você nunca vai saber o que é isso. Você assiste à novela? É um horror. Desde o começo ele sacrifica emprego, pai, cuecas e ternos por causa da Negrini. Da Negrini! Imagine se ela estivesse com aquele corpinho dos anos 90, lembra? Quando a gente encontrava a jovem Taís/Paula nos bares da Vila Madalena, hein? Você tem que defender o Macho-Daniel, Careca. Vai. Explique para as pequenas o sofrimento desse traste. Por mim, porra!”.

Fica difícil não atender a um pedido tão delicado.

negrini

O fato é que conheço um Macho-Daniel. Há dez anos um amigo se dedica de corpo, alma e bolso a uma garota. Que, obviamente, sacou o desespero do amado e faz questão de explorar a criança.

Hoje, ele pensa em seguir para o Nepal e abandonar a vida mundana.

Podem contar. Noventa e nove por cento dos Machos-Daniel que você encontra pela frente logo mais se tornarão padres, monges, andarilhos, pobres ou qualquer coisa assim. Não dá pra resistir. É muito sacrifício.

Pelo que o Homem Comum narrou, o Assunção não faz mais nada. Pouco liga para aquele hotel fuleiro, os cuidados com a carreira, etc. Quer mesmo é beijar na boca, amar sua escolhida e vamos nessa porque está bom demais.

Enquanto a pequena estiver ali, tudo bem. Mas se ela ficar cansadinha de tantos mimos… Aí que o bicho pega.

O Macho-Daniel é tão dedicado a sua esposa/amante que nem sabe mais o que está fazendo na Terra. Pobrezinho. Sempre diante das crises. Quase um personagem do Antonioni vagando pelo deserto que é gostar de alguém incondicionalmente.

Tem que ter um culhão danado pra ser um Macho-Daniel. É se anular, se benzer no amor, se dedicar, esquecer da própria existência, ficar eternamente entregue ao abismo do “sim, meu bem”.

Sabem o pior? Parece que a mulherada não gosta muito desse tipo, não. Porque o Macho-Daniel é apenas um servo do amor. Apenas? Estou errado demais?

Daniel, deixa a Paula lá na clínica e vai ser alpinista social por aí, pegar as donzelas do “Cansei”, curtir a vida adoidado. Esqueça essa triste sina, pois as pequenas não valorizam muito isso, não. Elas querem um pouco de desprezo também. É o que dizem, hein.

Amar uma só e fazer tudo por ela pelo resto da vida pode ser uma tremenda roubada. É o que dizem… É o que dizem.



por Careca

Outros artigos:
« “Quanto mais me elevo, menor eu pareço aos olhos de quem não sabe voar.” (Nietzsche)
“Não há nenhum fim. Não há nenhum começo. Há somente a paixão da vida.” (Federico Fellini) »

Envie este artigo por e-mail

15 Comentários »

andreas
2007-08-03 01:53:03

triste realidade… aí cabe a frase que diz que se vc não achou sua metade da laranja, ache a metade do limão e adicione vodca gelo e açúcar…vai curtir a vida pô


COMENTÁRIO:
É isso aí. O Macho-Caipirinha é dose.
Careca

 
Eliene Gasparini
2007-08-03 07:42:02

Poxa vida!Concordo com você Careca. Macho Daniel será que ainda existe? Acho que não, mas daí virar monge,andarilho, padre! kkkkkk .
Os que conheço que se decepcionaram viraram tremendos mulherengos.
O Macho-Daniel é na verdade muito corajoso porque acima de tudo vive com o coração.O coração está sempre pronto para enfrentar riscos.Já dizia Osho :\”o coração é um pensador e a cabeça um homem de negócios\”.kkkkkk
Estou rindo mas isso é sério em gente!

Ontem li uma enquete que dizia assim:\”Amar é bom mas aprecie com moderação\”.Dê sua opinião Careca.

bjos


COMENTÁRIO:
Até o Osho apareceu por aqui? Mais uma prova que nossos debates são sérios, sim. Ah, mas se vira mulherengo… É um outro tipo. Discutiremos. Bjos,
Careca

 
Mulher de um Macho-Daniel
2007-08-03 07:55:51

Caro Careca e Homem Comum,
Tenho um Macho-Daniel na minha vida e gosto muito disso! Não por ele fazer tudo pra mim, mas porque ele sabe como tratar uma mulher sem ser grosseiro (como a maioria dos homens fazem).
Quanto a afirmação \”as pequenas não valorizam muito isso\”, devo concordar que são poucas as que gostam de caras assim, mas nós não estamos em extinção!!

Abraços,
Mulher de um Macho-Daniel


COMENTÁRIO:
Agradecemos o depoimento emocionante e verdadeiro. O Homem Comum manda abraços para o seu Macho-Daniel. Bjos,
Careca

 
Heitor
2007-08-03 10:36:01

Careca e Homem Comum

Não poderia concordar mais com vocês pois eu sou um Macho-Daniel assumido!Porem não me mudarei para o Nepal , não irei virar monge , nada disso.Vou ficar me dedicando a mulher amada! E olha que vocês tem razão também quando dizem que elas não gostam desse tipo.Mas fazer o que?Sou e acabou!Ai depois elas reclamam que o cavalheirismo morreu…Vai entender!


COMENTÁRIO:
O Homem Comum ficou emocionado. Obrigado. Abs,
Careca

 
João
2007-08-03 11:48:53

Acabei de conhecer a sua coluna/ site/ blog (realmente não conheço destas denominações). Virei fã.

Quanto ao macho Daniel, realmente concordo com o Homem comum - alguém devia falar sobre ele - justamente pelo fato de que muitos machos por aí acreditam que este é o macho ideal, o que acontece, muitas vezes, por culpa das \”pequenas\” que, sabiamente, não revelam aquilo que realmente querem.

Abraço
Novo Leitor.


COMENTÁRIO:
Bem-vindo. Abs,
Careca

 
Liuba
2007-08-03 12:03:02

Queridíssimo Careca,
Sinto lhe informar que apesar de hoje também ser rara, há muitos anos as Fêmeas-Paula existem e continuam existindo…elas sempre amaram e ainda amam um único homem, sem sacrifícios, simplesmente por acreditar que essa devoção se faz essencial para sua felicidade …
Então, aí vem o meu questionamento:
Por que, para o Macho-Daniel, isso é um sacríficio? Não seria simplesmente uma escolha muito bem resolvida? E se é bem resolvida, por que você acha que ele se preocupa tanto com o que ele está abdicando se a prioridade dele é o amor? Porque ele se importaria com um futuro esgotamento da relação por parte da amada se ele acredita piamente neste amor agora!
É realmente exige muito culhão para ser um Macho- Daniel, ser muito seguro e ter muita entrega….
Desculpe-me, mas, mais uma vez nós mulheres chegamos na frente! E é uma pena que aos poucos estejamos virando Fêmeas-Thaís deixando de lado o que mais nos fazia mulher…
Permita-me, Careca, que diga o que acho: a solução que propõe no seu texto o incentivando a curtir a vida como alpinista social, é bem de macho mesmo…bem escapista….
Que tal a gente terminar essa artigo com uma solução menos medrosa, machista pero no mucho, feminista pero no mucho, mas mucho más humana valorizando o amor, incentivando a entrega e a busca de uma sensibilidade já tão escassa, como vivências fundamentais para uma inesquecível experiência íntima?
Seja qual for o tipo de relação ou de indivíduo, eu acho que essas três coisas são extremamente necessárias para que seja eterno enquanto dure!
E se acharem mais um Macho-Daniel em um paraíso tropical, por favor, me avisem!!!

Beijos de uma sempre assumida Fêmea-Paula.


COMENTÁRIO:
Você está chamando a gente de covarde, fujão e medroso ou é apenas impressão? Rs. Sabe o que é… Bem… Ehr… Então… É o que dizem, né? Agora preciso me reunir com o Homem Comum e pensar numa solução menos escapista para nosso Daniel. Você lançou bons argumentos. É a tal história, a felicidade não tem fórmula, certo? Enfim, descubro aqui (com grande alívio) que para todo Macho-Daniel existe uma Fêmea-Paula. Por isso gosto tanto deste sítio. É filosoficamente profundo, questionador e pertinente. Podemos fazer a bandeira: Salvem o Macho-Daniel. Pra que auto-ajuda se temos vocês? Beijos,
Careca

 
Fernando
2007-08-03 15:35:27

Quero parabenizar você Careca e o Gordo, por esta brilhante tribuna, de troca de informações culturais, que muitas vezes deixamos passar, ou não encontramos pessoas com a linha de pensamente como o nosso, para discuti-las mais profundamente, conheço alguns machos Daniel, que viveram uma triste sina, mas não por um amor fiel, cumpliçe, verdadeiro como você descreve, e sim, por uma perversa, uma verdadeira ANACONDA, que ingoliu eles, como se fosem suas presas, depois regorjitaram eles para fora, tornando eles escravos de atenção e carinho, condenados a viver com o coração partido no meio, e provavelmente se sijeitar a um trasplante de coração, por que nunca mais foram os mesmo, estão com medo da luz, como vampiros pelo mundo, pior que é destas pequenas que os machos gostam, achando que vão dominá-las, que tiste sina, abços

 
Raquel Paula
2007-08-04 09:00:34

A mulher qdo se dedica ao amado acham tudo muito normal, mas qdo o homem é um macho-daniel surge esse alarde todo?!
O macho-daniel ama sua pequena pq tb é muito amado, o sacrificio é mutuo. Eles sentem q vale a pena, vale todo investimento.
Pra ser macho n precisa fugir de uma fêmea-paula e sair pegando todas, precisa é ter coragem mesmo!
Como dizia o Nelson Rodrigues:
\”O homem começa a ser homem depois dos instintos e contra os instintos\”.

bjos


COMENTÁRIO:
E viva o Nelsão. Beijos,
Careca

 
leticia
2007-08-04 16:05:37

eu discordo de você totalmente, nada a ver esses conselhos que você deu aos Homens, você tá dando um péssimo exemplo e incentivo.
que palhaçada


COMENTÁRIO.
É isso aí. Mas você está falando de quem?
Careca

 
Ana Paula
2007-08-04 20:31:02

Bem, acho que estou entendendo mais ou menos esse negócio das categorias masculinas… mas pelo que percebi aqui, me parece que há uma sutil diferença entre o homem gentil, solidário, companheiro e apaixonado (seria esse o Homem Comum?) e o Macho-Daniel, não? Uma pessoa que se anula, que perde o interesse pela carreira, família, diversão, individualidade em nome de outra - seja ela macho ou fêmea - em algum momento se torna desinteressante pra qualquer um. O Macho-Daniel pelo que entendi, é o correspondente feminino da antiga Amélia, aquela que ERA mulher de verdade. E esse tipo de gente só fica bacana em música do Chico Buarque, né? rsrs

… e me agarrei nos teus cabelooooos, nos teus pêlos, teu pijamaaaaaa, nos teus pés, ao pé da cama, sem carinho e sem coberta, no tapete atrás da porta…

bjs


COMENTÁRIO:
Que maravilha… Não julguemos, pois. Tem muito Macho-Daniel feliz da vida por aí. Vocês têm razão. Assunção, fique com a Paulinha! Beijos,
Careca

 
Carlos Portilho
2007-08-05 11:15:12

Caro amigo Careca,

Realmente, ser uma Macho-Daniel, não seria bem um problema… desde que o sujeito encontre sua eterna Fêmea-Paula. Isso porque, se eles ficam juntos, então tá blz, felicidade eterna, certo?
O f… é se o tal Macho-Daniel erra a mira e acaba acertando uma Fêmea-Tais… ou Fêmea-Comum mesmo…– Aí o cara tá lascado!! vai se f…!!
Falo isso por experiência própria meu caro… Já fui um Macho-Daniel, mas uma hora a gente cai na real, e larga dessa vida!
Acho que homem para amar e se dedicar a uma mulher só, não precisa ser um Macho-Daniel… Se dedicar a uma mulher só é legal, a diferença é não ser idiota, e antes de amar qquer mulher, amar vc mesmo!
Não cruzar a tênue linha entre o amante atencioso, e o idiota dedicado.
E para cair na real, não precisei virar andarilho nem monge… Só precisei olhar em volta.


COMENTÁRIO:
Eis um Macho-Daniel arrependido. Obrigado por mais um esclarecedor depoimento. E, sem dúvida, a vida se encontra nas sutilezas. Abraços,
Careca

 
*Jaque*
2007-08-07 18:59:40

Careca,
O importante é amar, ser amado, se deixar amar e acima de tudo ser feliz!
O macho Daniel pode ser um pé no saco, assim como pode ser o homem dos sonhos de qq mulher , e essas mesmas mulheres um dia podem perceber que, na verdade, ele é um pé no saco e ele pode até sofrer com isso, talvez até sofra muito, como relatos acima, mas se tanto o Macho – Daniel como a mulher que se deixou encantar por ele, sentiram, mesmo que apenas por instantes aquele friozinho na barriga, aquela sensação que a gente só consegue sentir quanto estamos realmente com alguém especial.Então vale a pena ser Macho-Daniel ( e sofrer, s vezes) e Vale a pena deixa-se encantar por algum deles( e se desiludir, as vezes)
Confuso o que escrevi, né?Mas é isso ai, vou postar assim mesmo pq já bateu sinal da primeira aula e tenho que sair da net.hehehehe
Amo esse sítio.
Bjão


COMENTÁRIO:
Frio na barriga é tudo. Boa aula. Bjos,
Careca

 
Mônica
2007-08-09 12:58:43

E não é que defenderam o tal, que até nos comentários surgiram Homens-Daniel e Mulheres-de-Homens-Daniel??

Não sei qual é a deles, porque nunca trombei com um assim, perdido por aí. Por isso, seria difícil dizer que não gosto, mas…NÃO GOSTO! Só pelo Assunção e pela teoria aí exposta, já vi que o Macho-Daniel me daria nos nervos em três \”sim,meu bem\”.
Sai do pé, Daniel! A Paula só vai ficar contigo porque é novela, NOVELA!!


COMENTÁRIO:
Não escreva isso. Você pode acabar com a ilusão da rapaziada. Beijos,
Careca

 
Baiaco
2007-08-13 04:18:24

Monica, tá solteira? que casar comigo? é serio.

 
lufe
2007-11-13 12:59:42

Já que se falou do Rajneesh aqui, vou dar a minha opinião. Um Macho-Daniel, como aqui exemplificado, não ama a sua mulher. Ele ama-se a si próprio, ama a sua entrega.

Pessoas melancólicas, que se humilham perante a pessoa \”amada\” MERECEM o desprezo da tal pessoa, porque ativamente estimulam esse desprezo. A perda de respeito por si próprio leva à perda de respeito de todos os outros, INCLUINDO a pessoa \”amada\”.

Ao contrário do que muitos pensam, amar não é \”se entregar de corpo e alma\”. Ninguém quer isso, por mais que a frase seja um lugar-comum. Só Deus (ou a divindade de escolha da pessoa) suporta a pressão de ser adorado - no sentido lato da palavra adorar.

Amar é saber dosear, manter o interesse da pessoa amada, fazer com que essa pessoa se sinta querida sem idolatrá-la. É manter um pouco da incerteza, da adrenalina do tempo do namoro misturado a QUASE certeza do amor absoluto que se tem pela pessoa amada. É mostrar que embora independentes, todo os dias o nosso coração escolhe DE NOVO a pessoa amada como objeto do nosso amor. É lisonjear a pessoa amada sem estar caído de quatro, implorando a essa pessoa que nos ame de volta.

É manter-se interessado na vida, trazer coisas novas para o relacionamento, mostrar que a gente é ainda interessante, embora a maior parte dos nossos segredos estejam desvendados. É manter alguns segredos de parte, ou pelo menos PARECER que ainda os tem…

Ou como diria o Rajneesh - Osho - manter-se centrado.

Um macho-Daniel, para mim, é alguém que se deixou \”lixar\”, transformar-se em lixo, tudo em nome de um pretenso \”amor\”. Eu posso não achar bonito o que ela faz, mas entendo perfeitamente a menina da tua frase \”Há dez anos um amigo se dedica de corpo, alma e bolso a uma garota. Que, obviamente, sacou o desespero do amado e faz questão de explorar a criança\”. Certas pessoas são assim, adoram sofrer na mão de um algoz, e procuram até que acham um algoz que se adapte às suas necessidades de masoquista.

Sem um um bocado - nem que seja pequeno - de incerteza, não há amor. Há dependência. Como já dizia o Djavan: \”Não existe amor sem medo\”.

Pelo menos essa é a minha opinião a respeito do assunto. Eu notei que você escreveu o texto todo sem dar a tua opinião, Careca… o que é que você pensa a respeito?


COMENTÁRIO:
Saída PSDB: ainda não sei. Ou: cada caso é um caso. Coisa complicada, sô… Quem sabe daqui a alguns anos? Abraços,
Careca

 

Todos os comentários passam por moderação, portanto não aparecerá assim que for enviado.

Nome (obrigatório)
Email (required - never shown publicly)
 


Newsletter

Digite seu mail aqui para receber o boletim MPNM



 
Novos artigos (RSS) | Anuncie no Macho pero no Mucho | site produzido por REC

Página principal | Sexo | Drogas | Rock'n roll | "Deu" na mídia | Frases | Equipe | Enquetes | Blog | Chat