
Não tem jeito. A rapaziada gosta mesmo é de um romance perdido, um amor desesperado, uma união impossível, um encontro fracassado. Ver (ou sentir) uma paixão bacaninha e estável não emociona tanto quanto se afundar nas lágrimas do desespero e da desilusão.
O velho Nelson Rodrigues, patrono deste sítio, já dizia que é impossível amar e ser feliz ao mesmo tempo. É o óbvio ululante. Amar envolve sacrifícios, perdas, ganhos e muita sacanagem. Uma luta, enfim.
Curtimos uma fossa e a piedade do outro. Como é bom ser aceito e abraçado por todos após um desastre amoroso… Conheço pessoas (e alguns animais também) que se dedicam a ficar eternamente com aquela fuça de cachorro pidão, lambendo as feridas de tragédias ocorridas entre os lençóis.
Ficar nessa eterna ressaca talvez ajude a explicar todo esse martírio que é sair da cama de manhã (principalmente se você tiver que pegar dois ônibus lotados logo às 6h).
Fiz todo esse preâmbulo porque não queria começar novamente um artigo falando sobre uma pesquisa feita na Inglaterra.
Pois é. Mas os britânicos aprontaram de novo. Alguns malucos súditos da rainha realizaram eletroencefalogramas - exames que registram a atividade cerebral - em mil espectadores enquanto assistiam a clipes de dez minutos de vários filmes do gênero romance.
E depois catalogaram aqueles que mais emocionaram a platéia.
O resultado:
1. “Romeu e Julieta” (1996 – aquele com o Di Caprio)
2. “Casablanca” (1942)
3. “Ghost” (1990)
4. “E o Vento Levou…” (1939)
5. “Titanic” (1997)
6. “Diário de uma Paixão” (2004)
7. “Desencanto” (1945)
8. “Uma Linda Mulher” (1990)
9. “Simplesmente Amor” (2003)
10. “Dirty Dancing” (1987)

Agora, reparem nas cinco primeiras posições. Todos tratam de romances que naufragaram (literalmente, no caso da posição 5).
No topo da lista: amantes que se matam após sofrer pressão da sociedade e da família; um lobo solitário que entrega a mulher de sua vida para um rival; um romance ceifado pela morte; um navio que destrói sonhos.
Só depois as babas românticas começam a aparecer. Só depois da desgraça vem a bonança do humor, do altar e dos casais que vivem felizes pra sempre quando tudo termina.
Bem, pelo menos para os britânicos, sem dúvida amar é… sofrer.
Talvez aqui, no nosso Brasil tão brasileiro, o filme que mais emocione seja “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, uma perfeita união entre “Romeu e Julieta” e “Ghost”.
Ou a gente também curte uma fossa?
Careca…
Começou muito bem o seu artigo principalmente quando cita o Nelso Rodrigues, amor nem sempre acontece longe do sofrimento. A a natureza humana é assim, contraditoria, confusa, e por que não masoquista. Sempre existirá os malucos que sofrem por amar alguém, ou por achar que ama. Tem um filme que os ingleses bem que poderia ter usado em sua pesquisa e não usou ” Doce novembro” este sim é massa, a moça com uma doneça terminal, se apixona por um carinha super saudável, e no final do mês de novembro os apaixonaodos se separam, para nunca mais se encontrarem, e sofrem por se amarem tanto, este é chorar… O cinema gosta mesmo disso, de amor com sofrimento, pois isto emociona as moças, amor com sofrimento nos deixa com uma sensação que não podemos deixar que o mesmo aconteça com o nosso amor.
Seja este amor, de verão, de inverno, dos tempos de faculdade, de qualquer época, estes filminhos meloso e cheio de lagrimas dos seus personagens principais, é só para fazer agente sair da sala de cinema, correndo para os braços do nosso objeto de desejo, e nos entregarmos quase que plenamente para ele. Pois a dor vista na tela não é o que queremos, nos iludumos que o amor é não e renucia, e tão pouco sofrimento…E que só o fato de está perto do “nosso amor” a sensação de felidade é plena.
Um, se você se lembrar direitinho do Romance” Dona Flor e Seus Dois Maridos” a Flor sofre com o amor sacana do Vadinho, ela sofre por amar um homem farrista, que a trai, que gasta seu dinheiro com jogatina e bebidas e que as vezes a bate nela… mas também a Flor é muito feliz pelo amor louco que ele e ela sente um pelo outro, lembra o quanto ela sofre quando Vadinho morre? e o quento ela demora para aceitar os cortejos do Farmaceutico? Pois é até meu ilustre conterraneo Jorge Amado, escreveu que o amor por vezes tem seu sofrimento,mesmo que este fique escondido pelas noite e dias de prazer imensso que este amor pode proporcionar.
Respondendo a sua pergunta:” agente também curte uma fossa?”
Penso, que o Nelso Rodrigues já respondeu a sua pergunta,memso antes de um dia você pensar em faze-la.
Bjs Careca, um xero.
COMENTÁRIO:
Como diz aquele outro: o amor, esse desconhecido. Será que o pessoal gosta de ver o sofrimento dos amantes por causa do espírito de porco? Sabe como é… É bom descobrir que os outros apanham tanto quanto você. Beijos,
Careca
No meu caso amar é sofrer, e digo mais é uma dor, moro numa cidade pequena, então minha primeira namorada, mora a duas quadras do meu trabalho, meu último amor passa em frente a minha casa para trabalhar, que complicado. mas acredito que o que mais quebra o relacionamento éa convivência, uma disputa total, e como diz o ditado: Dois bicudos não se beijão” e vamo curtindo uma fossa.
Careca quero te parabenizar pelos temas, pela página, acho que isto que é mostrado aqui, é um novo ciclo de crescimento espiitual.
um abraço
COMENTÁRIO:
Para o alto e avante. E sorte aí. Abraços,
Careca
Dor no peito, palpitação, nó no estômago, suspiros incontroláveis, devaneios no meio do dia, lágrimas doloridas… Queria saber quem foi que classificou esses sintomas como amor e ainda por cima arrumou um jeito de enfiar este conceito no inconsciente coletivo.
Já me afundei nas lágrimas e no desespero da desilusão algumas vezes, mas tenho certeza de que em nenhuma delas foi por amor. Sim, foram paixões avassaladoras, dais quais quero distância. O amor verdadeiro não é o que nos faz perder o controle. É sim aquele que podemos controlar, alimentar, fazer crescer. Amor é paz, tranquilidade, segurança, lealdade. Tá bom, eu sei, isso não tem emoção. Mas só eternos adolescentes precisam de tanta adrenalina.
COMENTÁRIO:
Olha, em alguns lugares a paz tem tanta emoção quanto a guerra. Como espartana, você deve manjar dessas coisas. Mas será que existe essa história de amor verdadeiro e falso? Abs,
Careca
bem… eu ja li romeu e julieta, e é excelente.
não chorei com titanic… não mesmo…
na verdade não sou muito fã de filmes de romance… eu sempre choro… menos com titanic o.O
acho que um filme que o romance é a cara dos brasileiros é “os normais” hauahuahua
bjus meus querido
adoro vcs
t+
COMENTÁRIO:
Taí. Pode ser. Brasileiro gosta de romance com pitadas de loucura, né não? Beijos,
Careca
“O amor, esse desconhecido”
Nossa, Careca, foi longe ai com Paulo Ricardo (eu acho que é dele a música, pelo menos ele canta)!
Acho que muita gente gosta de passar por uma fossa, é aquela coisa, é melhor sofrer por alguém do que não ter ninguém para pensar. É como se na fossa não nos sentimos completamente sozinhos. Não sei se fui clara, mas acho que não são só os britânicos que curtem a fossa.
Acho que os romances citados vale mais como reflexões, eles mostram que não se deve matar ou se matar por amor, que o amor é eterno, ou que se deve sempre lutar pelo amor. Fábulas, histórias com moral.
Essa idéia do espírito de porco é interessante, perceber que sofrer é comum ou que tem gente na mesma situação nos conforta. Não estamos apanhando sozinhos! Mas tem muita gente que assiste esses filmes para tentar achar uma solução para seus problemas, como disse, fábulas.
Ah, uma questão, o amor pode ser considerado algo cultural? Ou é realmente um sentimento nobre, imenso e eterno, inerente ao ser humanos (não entendo muito dos sentimentos dos outros seres, aliás, nem os dos homens eu ando entendendo…).
Beijos!!
COMENTÁRIO:
O Paulo Ricardo aqui acha que você foi filosófica demais. Rs. Não sei se o que chamamos de amor é do mesmo jeito compreendido entre os sujeitos de alguma tribo por aí. E outra: o amor muda com o tempo? Já estou ficando com dor de cabeça. Beijos,
Careca
Ok, ok…essa me deixou BEM bravo.
Mas vamos primeiro ao post.
É mais construtivo.
Bem, de certa forma os ingleses precisariam “visitar” mais suas esposas (com trocadilho) e parar de achar pêlo em ovo.
Amar é sofrer ? Só se vc deixa…
Toda forma de amor deve contar com um elemento essencial que é o conceito de que o amor em sí é livre e bom.
O amor, assim como a maioria dos sentimentos, são como ondas de energia e tendem a acompanhar um movimento…
Se vc tem a tendencia de se atirar na fossa, “se encharca de perfume e faz que tenta se matar” aí é phoda…
Não tem alegria ou bom humor que aguentem…vc vai estar na fossa sempre, independente se o relacionamento vai bem ou não.
Uma prova disso é o próprio Titanic, pq o moral da história é que mesmo depois que o Jack foi por água a baixo (com e sem trocadilhos) a mocinha faz todas as coisas que seriam possiveis, inclusive casar de novo…
Mas não, é claro que é mto mais facil pensar na tragédia em sí do que no bola pra frente…
O ser humano é meio idiota as vezes, gosta de sofrer…
Se já fiquei na fossa ?
SIM, e foram fossas daquelas…mas escutei de um velho conhecido uma frase que nunca mais me deixouprolongar a fossa mais do que 3 dias:
“A dor só vai até onde vc deixa ela ir…ou quer que ela vá…se ela te destruir, ela só o fez pq VC deixou”.
Bem, é isso…agora a porrada.
E a bronca vai para…Careca !
Em sã consciência, QDO que Nelson Rodriguês seria patrono de um blog chamado Macho pero no mucho ?
Muitas vezes ele mesmo foi chamado de machista pelas pequenas do site e em sinceramente NUNCA o velho NR concordaria com a postura cordata e por que não dizer submissa em relação as atitudes feministas.
Eu ainda me lembro de um post em que uma pequena localizou uma certa entrevista em que vc, Sr. Careca, dizia que o homem deveria controlar a relação e a sua resposta informando a “virada de casaca” dada em favor das mulheres…
Não o Nelson Rodrigues…esse, coitado, deve estar se remexendo no túmulo.
COMENTÁRIO:
Mas quem disse que ele concordou em ser o patrono? Este é mais um título imposto na carreira do anjo pornográfico. Sou um daqueles que rumina a baba da inveja todas as vezes (e não são poucas) que me delicio com as palavras do nosso Shakespeare (eis outro título impróprio por n motivos, mas sem dúvida nenhuma bem merecido). Ele é patrono pelo que tinha de polêmico, questionador, ousado, talentoso, etc. Como um homem de mil qualidades que foi, o MPNM escolheu algumas para elogiar e colocar no pedestal de nosso sítio. Você não concorda? A unanimidade é burra, certo? E viva o Nelsão. Abs,
Careca
“A dor só vai até onde vc deixa ela ir…ou quer que ela vá…se ela te destruir, ela só o fez pq VC deixou”.
Profundo isso… preciso disso, nunca se sabe qdo teremos uma fossa pela frente… rs
bjs…
COMENTÁRIO:
Querida Paty,
A fossa é a gêmea má do amor, saca estilo Gêmeos: móbida semelhança, já viu?
Beijos,
Gordo
Er…Não, não convenceu…
A postura não está nem um pouco contestadora, nem um pouco polêmica e mto menos ousada.
Está mais pra uma “Atrevida” ou uma “Casa Claudia” escrita por maridos…..(eu usei de propósito…maridos, desses que se amedrontam com a idéia de cair no desagrado da “patroa” pra não dormirem no sofá) e não por homens, que supostamente deveriam ser o braço forte da casa.
Com força e segurança de sua condição de macho MESMO.
Desse jeito, parece aquele desenho de Pica-Pau…do marido mandando…”Sim, ‘queguida’ ”
Vc mesmo disse….homem de mil qualidades…HOMEM.
E sem saia justa…só um comentário pra vc´s não menosprezarem a própria espécie pra ficar bonitinho pras fêmeas.
E uma outra coisa…o chat parou de funcionar…dá atraso nas msgs.
Começou depois da troca do horáriode verão.
COMENTÁRIO:
Obrigado pela polêmica, contestação, etc. Infelizmente, não vou procurar ler “Casa Cláudia” e “Atrevida” pra entender o tom das suas críticas. E, pra ficar bonitinho para as pequenas, eu precisaria de meia dúzia de plásticas. Vamos resolver essa história do chat. Abraços,
Careca
Quando você tem a certeza, seu coração se acalma, você se despreocupa da conquista, então o amor vira uma grande amizade. O grande barato do amor é a adrenalina da conquista, de ver a pessoa e o coração acelerar, de se arrumar para o outro, de querer se destacar pelo outro. Quando o relacionamento entra em calmaria perdemos essa sensação, que para muitos é o motor. De fato é gostoso sentir esse descompasso, a segurança pleno nos impede de tomar contato com esse amontoado de borboletas na barriga quando vemos o ser desejado.
Acho que nossos corpos ficam dependentes dessas descargas de adrenalina, que nos trazem sensação de prazer, que vem acompnhada da expectativa do beijo, das carícias, do desejo crescente, da primeira noite, da impressão, do apego…Depois, com o tempo, os sentimentos voltam a calmaria e a graça vai embora, assim como a adrenalina…
Esses filmes água com açucar funcionam bem, pode reparar como as pessoas se debulham em lágrimas, como se elas mesmas quisessem protagonizar aquela cena. Eu queria mesmo era ser aquela menina que todo dia esquecia quem era o namorado e a conquista começava outra vez…rs…Esse é um dos poucos filmes românticos que me atraem.
Careca, beijo lacrimoso pra vc! kkkkk
COMENTÁRIO:
Ah, o amor… Muitas pequenas reclamaram porque O Diário de Bridget Jones não está na lista. Beijos,
Careca
Gadoya, concordo com tudo!
Aliás, tb queria ser a personagem do filme…. será que existe um anti-memoria no mercado???
rrsrsrsrsrs
~> pq só fumar “unzinho” acho que não dá esse efeito todo, né!? =P
kkkkkkkkk
Bjins***
COMENTÁRIO:
Depende de onde vem esse unzinho. Rs. Desculpe interferir no papo. Beijos,
Careca
Nossa, Careca, acho que vc devia botar um divã no site!!!!
A galera se animou pakas com a idéia, hein!? rsrsrsrs
Mas só prá dar o meu pitaco tradicional…:
~> Acho que sou uma E.T., pq detesto sofrer por amor! Sempre que gostava de um cara e via que o lance não teria futuro, dava logo um geito de arrumar outro, com melhores possibilidades, ou apenas para meu deleite, já que isso de sofrer por amor nunca foi meu forte! (sim, pq todo mundo sabe qdo a relação NÃO vai dar certo, embora ninguém goste de ver os fatos!)
E digo mais! Minhas amigas ficam muito putas comigo qdo eu falo a real (tipo “isso não tem futuro, se liga”!)… não que eu torça contra, pelo contrário - sou a favor do “felizes para sempre”, mas é incrível como as pessoas não gostam de enxergar a realidade!
Logo… sou obrigada a concordar com a pesquisa - as pessoas GOSTAM DE SOFRER - e, com isso, percebo que sou uma anomalia humana -> AMO SER FELIZ!!!! rsrsrsrs
Bjão
COMENTÁRIO:
Ah, mas tem muita gente assim. Por isso aquela rede de lanchonetes fez o Amo Tudo Isso. Rs. Beijos,
Careca
Seus textos são mais pauta do que o conteúdo deles. Estão em ótima fase.
COMENTÁRIO:
Alguém tem que fazer o trabalho sujo. Beijos,
Careca
Amar não só sofrer …também é ser feliz ao lado de quem se gosta ,é querer estar perto sentindo o perfume do outro sem precisar dizer nada …Mas também é nunca se esquecer mesmo que tenha acabado …é sentir o coração acelerado quando se reencontrar…entre outras coisas amar é querer o bem do outro incondissional.
É isso galera amem e seja amados.Pois sem amor a vida não tem a menor graça .
COMENTÁRIO:
É verdade Scoob,
Mas é possível se amar com o coração velado, tranquilo, como um veleiro a navegar pelo insólito ao sol com o vento, não acha?Abs,
Gordo
Isso se parece muito com um pensamento de Thackeray, onde ele diz: “Amar e desaparecer: eis coisas que andam juntas desde a eternidade. Querer amar é também estar pronto para morrer”.
Levando-se em conta que amar também é fazer concessões, a existência do sofrimento neste sentimento tão interessante, é, sem duvida, verdadeira.
Agora eu tenho uma pergunta: E o que a gente faz quando ama alguém que não pode ter?
É uma situação difícil. Acho que só resta, então, tocar a vida pra frente, e ver se o futuro nos reserva alguma surpresa boa.
Por isso, eu quero dizer uma coisa pra quem tá lendo isso aqui: Se você ama alguém e não tem coragem de falar, bota a vergonha de lado e diz pra pessoa o que vc sente. Porque uma coisa eu garanto: pior do que a vergonha, é vc dizer pra alguém que o ama e no fim das contas saber que não pode viver esse amor.
Por isso, tente. Lute!
Bjs.
Putz, amar é sofrer. Mas e quando a gente ama, spfre, e daí ama de novo, logo sofre novamente, mas não consegue abrir mão deste amor? Este é o meu caso, tínhamos (temos) gostos tão semelhantes, vidas tão semelhantes, desejos tão semelhantes, vivemos momentos tão belos juntos, que n~çao dá pra acreditar que acabou. Daí eu assisto ~ A casa do lago~. leio Jane Austen - Persuas’ao, fico tentando imaginar que dentro de algum tempo tudo que li possa se tornar realidade, mas n’ao… os dias v’ao passando, percebo que a ausencia parece ser cada vez maior, que caiu-se no esquecimento, mas meu amor continua aqui. Intacto.
COMENTÁRIO:
Você está conservando bem esse sofrimento, hein? Jane Austen e A Casa do Lago? Já fiquei triste. Melhor parar por aqui. Abs,
Careca
Sofrer de amor é até gostoso, mas quando é demais, cansa. Gosto de abrir uma garrafa de whisky e pensar na saudade, na frase que deveria ter dito, no gesto que economizei, no eu te amo que não disse ou no eu te amo que disse demais. Sentir ciúmes do nada, ciúmes do fato da pessoa amada existir e viver uma vida sabe-se lá como, com quem… Mas, quando está junto, o melhor mesmo é deixar uma música rolar na vitrola, as roupas espalhadas pelo chão, muito beijo na boca e entre um beijo e outro perguntar, o que você fez ontem a noite quando eu estava aqui pensando em você? Dependendo da resposta, você fecha a cara e toma o restinho do whisky que sobrou na garrafa do dia anterior. Só que, desta vez, acompanhado. Tem coisa melhor?
COMENTÁRIO:
Caro wesley,
Assim como o cara que lhe emprestou o nome, fundador da Igreja Metodista, só posso dizer que você é um sábio na arte da dor de cotovelo e da bebericação do whisky.
Valeu,
Gordo
Parei de beber whiski, agora, só cerveja, ah, outra coisa: casei…
Adorei o seu texto e os comentário, principalmente a citação “A dor só vai até onde vc deixa ela ir…ou quer que ela vá…se ela te destruir, ela só o fez pq VC deixou”.
Eu fiquei três meses saindo com um cara que tinha acabado de terminar um namoro de um ano e a ex-namorada dele o tinha feito sofrer muito. Eu tratava ele muito bem, fazia de tudo por ele, era muito boazinha. Todo mundo já ouviu a máxima “bonzinho só se. f…”. Eu estava ficando com ele, e pelo orkut ( q ele não fazia questão de esconder), descobri que ele corria atrás de ex-namoradas, não só de uma, mas de duas. Até fez álbum “In memoriam”, que ridículo… Uma delas o esculachava e outra deu mole de novo. Eu vi aquilo e fiquei pensando “nossa, daqui a pouco sou eu nessa situação”. Terminei tudo. Ele continua assediando as ex, tudo mal resolvido e de vez em quando ele também dá em cima de mim, mas eu finjo que não entendi. A verdade é esse garoto me deixa doidinha e eu não consigo tirar ele da minha cabeça…Q droga! Aí hoje eu estava refletindo sobre a gente gostar de quem faz a gente sofrer… Olha a ironia…ele gosta de quem faz ele sofrer e eu gosto dele, que me faz sofrer. Será que só gostamos de pessoas que nos fazem sofrer? Pq isso? Tbm alguém mencionou acima que pode ser porque é melhor sofrer por alguém do que não ter ninguém pra pensar. Realmente, pode ser. O que eu quero mesmo é me apaixonar loucamente e ser correspondida.